Inspiração de Malik embalou vizelenses para a goleada

No passado sábado, dia 15 de Setembro, os Sub-19 do FC Vizela deslocaram-se a Santiago de Candoso – casa “emprestada” do Taipas – para levar a melhor sobre a formação vimaranense, dando sequência a um início de temporada 100% vitorioso.

O resultado (5-0) expressa o domínio inequívoco dos azuis e brancos que, fruto de uma primeira parte de grande nível, conseguiram chegar ao intervalo com uma vantagem de quatro golos.

Malik atuou como unidade mais avançada do Vizela e, pese embora, aos 6’, ter medido mal o “chapéu” ao guarda-redes Fábio Freitas, tão cedo não esquecerá a sua estreia a titular.

O ganês abriu caminho à goleada com um incrível pontapé de bicicleta, aos 8’, e viria a apontar ainda mais três golos no decorrer do desafio.

O segundo, quatro minutos mais tarde, deveu-se, em grande parte, ao trabalho do também inspirado Pedras, que o encontrou ao primeiro poste depois de ter tirado três adversários do caminho.

A reação do Taipas, que procurou explorar, sobretudo, o seu corredor direito, foi tímida e a defesa do FC Vizela mostrou-se intransponível ao não permitir qualquer veleidade.

Apostando numa boa circulação de bola, o conjunto vizelense foi explorando cada vez mais as carências defensivas do rival.

Perto da meia hora de jogo (29′), uma triangulação à entrada da área permitiu a Malta marcar o terceiro, um golo que suscitou alguns protestos dos taipenses, mas a verdade é que a bola rematada pelo jogador vizelense ultrapassou mesmo a linha de golo, depois de embater na trave.

Menos dúvidas gerou o 4-0, mesmo em cima do intervalo. Malik apanhou António Gonçalves desprevenido, ficando na cara de Fábio Freitas, que nada pôde fazer para impedir novo golo.

Na segunda parte, como reflexo do desgaste provocado pelas temperaturas registadas, o ritmo da partida baixou significativamente e a bola passou com menos frequência pelas zonas de perigo.

Ainda assim, com naturalidade, foi o FC Vizela a acercar-se com maior qualidade das zonas de finalização.

Pedras viu Fábio Freitas negar-lhe o golo, aos 53’, depois de uma jogada individual pelo corredor central e, aos 74’, depois de mais um bom trabalho serviu, novamente, Malik para que este fechasse as contas com o 5-0 final.

Nos outros encontros relativos à 3.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão), destaque para a vitória do Moreirense na receção ao Famalicão (3-0), o que deixa antever um dérby escaldante no próximo sábado, dia 22 de Setembro.

Igualados no topo da Série A com 9 pontos, vizelenses e axadrezados vão medir forças a partir das 15:00 horas, no Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela.

 

FICHA DE JOGO

Caçadores das Taipas 0-5 FC Vizela

Local: Campo de Candoso (São Tiago de Candoso)

Árbitro: Xavier Gomes (AF Aveiro)

Assistentes: Humberto Pereira e Bruno Melo

FC Vizela: Fábio; Malta (Pedro Mendes, 45’), David, Kiko e Zé Luís; Correia (Rui Ferreira, 45’), Miguel (C) e Pedras; Zé Pedro (Henrique, 60’), Malik e João Machado.

Suplentes não utilizados: João Ricardo, Luís Oliveira, Luís Filipe e Harruna.

Treinador: Vasco Gonçalves

Golos: Malik (8’, 12’, 45’ e 74’) e Malta (29’).

 

RESULTADOS (3.ª Jornada)

Barroselas 2-2 Varzim

Merelinense 1-2 Bragança

Desportivo de Chaves 0-0 Maria da Fonte

Caçadores das Taipas 0-5 FC Vizela

Moreirense 3-0 Famalicão

 

PRÓXIMA JORNADA (22 de Setembro)

Varzim x Merelinense

Bragança x Desportivo de Chaves

Maria da Fonte x Caçadores das Taipas

FC Vizela x Moreirense

Famalicão x Barroselas

 

CLASSIFICAÇÃO

1º Moreirense (9 pontos)

2º FC Vizela (9 pontos)

3º Maria da Fonte (5 pontos)

4º Barroselas (4 pontos)

5º Desportivo de Chaves (4 pontos)

6º Bragança (4 pontos)

7º Famalicão (3 pontos)

8º Varzim (3 pontos)

9º Merelinense (0 pontos)

10º Caçadores das Taipas (0 pontos)