Juniores fecharam primeira fase com derrota tangencial

Já com pouco em disputa na última jornada da fase regular do Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão), o FC Vizela deslocou-se no passado sábado, dia 19, ao terreno do Varzim, de onde saiu derrotado por três bolas a duas.

A partida até começou bem para a formação de Vasco Gonçalves, que encontrou o caminho certo para as redes da baliza adversária ao minuto 17, por intermédio de Henrique. O extremo foi mais agressivo a atacar uma bola dentro da área e não perdoou na cara do guarda-redes.

O golo premiava a superioridade evidenciada pelos vizelenses nos primeiros minutos, situação que permitiu dar-lhes o conforto necessário para dominar o encontro até ao intervalo.

No regresso das cabines, os azuis e brancos voltaram a aparecer com “fome de golo” e rapidamente foram recompensados, num lance com alguma sorte à mistura.

Corria o minuto 53 quando, numa incursão pela direita, Luís Filipe fez um cruzamento tenso que acabou dentro da baliza varzinista, graças a um desvio involuntário de Pedro Lemos.

Com uma vantagem de dois golos e quase uma hora de superioridade face ao rival, os jovens vizelenses caminhavam a passos largos para terminar em grande estilo a primeira fase.

No entanto, tudo estava prestes a mudar. Os da casa não deixaram de acreditar na reviravolta e, mesmo sem encostar o FC Vizela à sua área ou sem lançar muitas ameaças, conseguiram aproximar-se do golo. Ou golos, melhor dizendo.

Na sequência de dois lances de bola parada, Pedro Ferreira, aos 59’, e Francisco Andrade, aos 81’, deram o empate e um importante reforço anímico à sua equipa para os últimos minutos.

Após um erro pouco comum na primeira fase de construção, aos 84’, o Varzim dispôs de uma grande oportunidade dentro da sua área, à qual o avançado Ismael Moreira correspondeu, dando a “machadada” final numa reviravolta inesperada.

Os comandados de Vasco Gonçalves vão ter três semanas de interregno competitivo, que serão aproveitadas para preparar a fase de todas as decisões que se avizinha.

Na Fase de Promoção à 1.ª Divisão Nacional, o FC Vizela terá como adversários o Famalicão, que beneficiou da derrota do Moreirense em Chaves na derradeira jornada, Nacional da Madeira, Nogueirense, UD Oliveirense e o campeão regional da Madeira, ainda a definir.

 

FICHA DE JOGO

Varzim 3-2 FC Vizela

Local: Estádio do Varzim Sport Clube (Póvoa de Varzim)

Árbitro: Diogo Pinto (AF Viana do Castelo)

Assistentes: Hugo Gomes e César Peixoto

FC Vizela: Simão; David, Faria, Kiko e Dani; Harruna, Rui Ferreira (João Machado, 69’) e Miguel (C); Luís Filipe (Zé Pedro, 80’), Dauntae e Henrique.

Suplentes não utilizados: João Ricardo, Zé Luís, Diogo Ribeiro, Santos e Malik.

Treinador: Vasco Gonçalves

Golos: Autogolo (53’) e Henrique (61’).

Cartões Amarelos: Dauntae (77’) e Faria (89’).

 

RESULTADOS (18.ª Jornada)

Varzim 3-2 FC Vizela

Desportivo de Chaves 3-1 Moreirense

Merelinense 1-2 Famalicão

Barroselas 2-0 Caçadores das Taipas

Bragança 3-3 Maria da Fonte

 

CLASSIFICAÇÃO

1º FC Vizela (48 pontos)

2º Famalicão (39 pontos)

3º Moreirense (36 pontos)

4º Barroselas (30 pontos)

5º Desportivo de Chaves (24 pontos)

6º Varzim (20 pontos)

7º Merelinense (19 pontos)

8º Bragança (15 pontos)

9º Caçadores das Taipas (12 pontos)

10º Maria da Fonte (11 pontos)