FC Vizela vence Vilaverdense e reassume liderança

No regresso aos jogos a valer para o Campeonato de Portugal, o FC Vizela regressou também aos triunfos e, poder-se-á dizer, alcançou três objetivos numa só partida.

É que a turma de Rui Amorim não só colocou termo a uma série de quatro jogos sem vencer, como também pôs fim a um histórico de confrontos sem vitórias em Vila Verde e ainda conseguiu reassumir o comando da Série A, em função da derrota caseira do Trofense ante o Felgueiras.

Imbuídos num espírito de conquista, os vizelenses cedo procuraram alvejar as redes contrárias e encontro desenrolou-se em sentido único, apesar da esforçada réplica do Vilaverdense.

Logo aos 10’, uma boa combinação entre Zé Valente e Igor Rocha resultou no remate perigoso do lateral-esquerdo, que, muitas vezes, surgiu a apoiar o ataque, sobretudo no primeiro tempo.

Praticamente sobre o quarto de hora inicial, foi Miguel Palha quem adiou os primeiros festejos do FC Vizela, ao protagonizar corajosa intervenção a remate de Leandro Souza.

Também Fall, aos 18’, espreitou uma possibilidade de golo, na sequência de cruzamento de Rafael Viegas, mas o remate sofreu um ligeiro desvio de um adversário.

Foi precisamente esta dupla que protagonizou novo ensaio do ataque vizelense, aos 21’. Desta vez, o golpe de cabeça do senegalês saiu às malhas laterais.

Jogava-se apenas sobre o meio-campo do adversário. O Vilaverdense, apesar da boa vontade em colocar bolas rápidas em Kenny, não tinha meios para contrariar a superioridade vizelense.

De resto, a formação da casa apenas por uma vez conseguiu chegar perto da baliza de Cajó. Foi aos 23’, através de um remate forte de Olatunji por cima da trave.

Seguiram-se novas vagas de ataque por parte do FC Vizela. Aos 32’, Tarcísio descobriu Fall, que rompeu pela área, mas viu Nené fazer um corte providencial, adiando mais uma vez o golo.

Aos 35’, registo para mais uma boa jogada dos vizelenses. Excelente jogada de envolvimento entre Zé Valente, Fall e Igor Rocha, que procurou servir Leandro Borges, mas Pedro Araújo surgiu na “hora H” a anular as intenções dos azuis e brancos.

Bem perto do intervalo, num lance de insistência de João Faria junto à linha de fundo, foi outra vez Pedro Araújo quem salvou o Vilaverdense com um corte praticamente em cima da linha de golo.

Ao intervalo, o nulo era manifestamente injusto para o FC Vizela, cujo domínio e oportunidades produzidas seriam suficientes para uma vantagem, de certa forma, confortável.

O segundo tempo começou com uma soberana ocasião para os azuis e brancos. Zé Valente serviu Leandro Souza com um passe teleguiado, a bola sobrou para Fall, mas Miguel Palha respondeu com enorme defesa.

Não demorou muito a acontecer o inevitável. Aos 47’, Rafael Viegas assistiu com precisão Leandro Souza e este cabeceou colocadíssimo para o fundo das malhas, fazendo assim o 1-0.

Pouco depois, o resultado ficou perto de ser ampliado pelos vizelenses aos 53’. Fall, muito bem lançado por João Oliveira, surgiu novamente na cara de Miguel Palha, mas permitiu a defesa.

Seguiram-se mais duas boas hipóteses por Leandro Souza e Zé Valente, este com um disparo a rasar a barra, até que, do banco, saltou a solução para definir o resultado (68’).

Panin, acabadinho de entrar, num lance ao seu melhor estilo, captou o esférico enviado por João Oliveira, contornou Miguel Palha e estreou-se a marcar na presente temporada.

Até final, o FC Vizela continuou à procura de elevar a contagem, com Panin em bom plano a tentar servir os colegas Zé Valente e Leandro Souza para o golo, aos 75’ e 86’, respetivamente.

André Soares também teve uma boa hipótese para marcar em tempo de compensação, mas o resultado não sofreu mais alterações.

Triunfo importante para o FC Vizela, que, assim, recuperou a liderança uma semana depois de a ter perdido para o rival Trofense.

A luta continua já no próximo domingo, dia 03 de Fevereiro, com a equipa de Rui Amorim a receber o Chaves “Satélite”, a contar para a 20.ª jornada da prova. Recorde-se que, na primeira volta, o FC Vizela venceu na cidade transmontana por uma bola a zero.

 

FICHA DE JOGO

Vilaverdense 0-2 FC Vizela

Árbitro: Tiago Mendes (AF Braga)

Assistentes: Gaspar Fernandes e Marco Teixeira

Vilaverdense: Miguel Palha; Gabi, Pedro Araújo, Nené (C) e Hugo Costa; Olatunji (Rui Jorge, 70’), André Salvador e Rodílson (Tomás Gama, 77’); Pedro Pereira, Kenny e Nuno Pereira (Aldaír, 77’).

Suplentes não utilizados: Hélder, Miguel Almeida, Hugo Ferreira e Kiko.

Treinador: Nélito

FC Vizela: Cajó; Rafael Viegas, Weliton (C), João Faria e Igor Rocha (André Soares, 80’); João Oliveira, Tarcísio (Maks, 71’), Zé Valente e Leandro Borges; Fall (Panin, 67’) e Leandro Souza.

Suplentes não utilizados: Rafa, Diaby, Correia e Aidara.

Treinador: Rui Amorim

Golos: Leandro Souza (47’) e Panin (68’).