FC Vizela vence Merelinense e é mais líder

Em fim-de-semana carnavalesco, o FC Vizela não foi de modas e conquistou mais um precioso triunfo fora de portas no presente campeonato, num terreno muito complicado onde só Felgueiras, Montalegre e São Martinho saíram a sorrir, num total de 11 jogos no João Soares Vieira.

Uma prestação de grande seriedade e pragmatismo, coroada com uma bela execução do maestro Zé Valente (já soma 13 golos esta época), permitiu à turma de Rui Amorim contabilizar a terceira vitória consecutiva (a quinta nas últimas 6 jornadas).

Tal como nas Caldas das Taipas, as reduzidas dimensões do terreno motivaram um maior número de duelos, concentração elevada dos jogadores e perigo a nascer mais de bola parada.

Ainda assim, a primeira equipa a dar sinal de perigo foi o FC Vizela. Logo aos 3’, na sequência de um canto, o capitão Correia quase chegou a tempo do cabeceamento.

Em seguida, Paulo Jorge teve de se esticar bem para evitar que o remate colocado de Tarcísio, num livre sobre a meia esquerda, pudesse entrar junto ao poste esquerdo.

O Merelinense só respondeu à passagem do quarto de hora, através de Jacob Adebanjo, mas o disparo saiu ligeiramente por cima da baliza à guarda de Rafa.

Quem voltou a revelar atenção foi Paulo Jorge, guardião dos da casa, ao segurar o cabeceamento de Zé Valente, que surgiu em boa posição para complementar o cruzamento de Igor Rocha.

Com as defensivas a neutralizarem a maior parte das tentativas de ataque, só de fora da área ou de bola parada perspetivavam-se situações de perigo. Foi precisamente de fora da área que Mário Mendonça, jogador que já vestiu a camisola vizelense, atirou para defesa segura de Rafa.

Aos 24’, uma falta de Luiz Alberto sobre Correia, junto da meia lua da área, deu origem ao tento solitário do desafio. Qual lance capital, Zé Valente protagonizou uma cobrança irrepreensível do livre direto para grande festa dos adeptos vizelenses que se encontravam atrás da baliza.

Com uma vantagem preciosa nas mãos, o FC Vizela manteve o controlo do jogo e o melhor que o adversário conseguiu até ao intervalo foi um cabeceamento de Zé Pedro por cima (37’).

Para a segunda parte, eram expectáveis dificuldades para os vizelenses, não só por força do resultado, mas também porque o Merelinense dispõe de jogadores experientes e de qualidade.

Contudo, no FC Vizela também mora uma equipa experiente e muito comprometida naquilo que é o grande objetivo da temporada, pelo que a concentração demonstrada foi decisiva.

Exemplo disso foi o corte magistral de Igor Rocha quando David M’Bala se preparava para alvejar a baliza vizelense, logo no início da segunda parte (51’).

O Merelinense ameaçou novamente aos 55’, pelo seu atacante Diogo Torres. Um remate recheado de efeito saiu a rasar o poste direito da baliza de Rafa. Pelo meio, numa incursão pelo corredor direito, Rafael Viegas armou o remate, mas este saiu pela linha de fundo.

Entretanto, Rui Amorim promoveu a estreia de Koffi, recentemente regressado de empréstimos a Moreirense e Famalicão, e, um pouco mais tarde, lançou André Soares.

Tal como no primeiro tempo, as oportunidades de golo não abundaram assim tanto e, se o Merelinense criou algum perigo com um desvio de Luiz Alberto, após livre, a melhor situação deste período acabou por pertencer ao FC Vizela.

Faltava pouco tempo para o apito final (87’), quando Leandro Souza, depois de receber um passe de João Oliveira, viu o esférico embater na barra.

Em tempo de compensação, o juiz da partida expulsou o merelinense Cadú, aparentemente devido a expressões menos próprias.

O FC Vizela saiu assim vitorioso deste difícil ciclo de jogos fora do seu reduto, período no qual, não só voltou a isolar-se no 1.º lugar, como ainda reforçou pontualmente a posição.

São agora 5 os pontos que separam vizelenses da concorrência, pois o Trofense perdeu em casa com o São Martinho e foi alcançado pela AD Fafe na vice-liderança.

O conjunto de Rui Amorim regressa à cidade termal para defrontar o Pedras Salgadas no domingo, dia 10 de Março, pelas 15:00 horas.

 

FICHA DE JOGO

Merelinense 0-1 FC Vizela

Árbitro: Joel Vale (AF Braga)

Assistentes: Tiago Martins e Ricardo Ferreira

Merelinense: Paulo Jorge; Xavi, Cadú (C), Luiz Alberto e Mário Mendonça (João Freitas, 90’+4’); Davide Caseiro, Jacob Adebanjo (Jorginho, 79’) e Fausto; David M’Bala, Zé Pedro e Diogo Torres (Pedró, 70’).

Suplentes não utilizados: Igor Bissoloti, Raphael Almeida, Zé Diogo e Tiago Morgado.

Treinador: Filipe Ribeiro

FC Vizela: Rafa; Rafael Viegas, Kiko, Aidara e Igor Rocha; Maks, Tarcísio, Zé Valente (André Soares, 76’) e Leandro Borges (Koffi, 67’); Correia (C) (João Oliveira, 84’) e Leandro Souza.

Suplentes não utilizados: Cajó, Fall, João Pedro e Panin.

Treinador: Rui Amorim

Golo: Zé Valente (24’).

Cartões Amarelos: Rafa (57’), Koffi (75’), Tarcísio (90’), Mário Mendonça (90’+3’) e João Oliveira (90’+4’).

Cartão Vermelho: Cadú (90’+5’).