Juniores sobem à 1.ª Divisão Nacional com goleada

Era o jogo do tudo ou nada e os comandados de Vasco Gonçalves não estiveram pelos ajustes, carimbando a subida à primeira categoria com a maior goleada da temporada.

Aconteceu no sábado passado, dia 11 de Maio. O FC Vizela deu o último passo de uma bonita caminhada rumo à 1ª Divisão ao vencer o União da Madeira, por 7-1, no jogo decisivo.

Para tal, contaram com uma numerosa assistência no complexo desportivo, que embalou a equipa, tanto ao longo dos 90’, como nos festejos que se seguiram.

No que ao jogo diz respeito, os vizelenses transpiravam motivação e entraram “a matar”, com três golos ao fim dos primeiros 12’.

Coube ao capitão Miguel dar o exemplo, logo aos 4’, com uma boa aproximação à área e um cabeceamento irrepreensível. Também com um bonito gesto, aos 9’, Luís Filipe captou uma bola no ar e fuzilou as redes contrárias.

Para terminar um período em que o FC Vizela foi especialmente eficaz, Henrique surgiu ao segundo poste, aos 12’, e encostou para o 3-0.

Os golos voltariam pouco depois da meia hora de jogo. Pedras, aos 31’ e 39’, e Henrique, aos 32’, bisaram em lances nos quais ficou patente a qualidade de ambos.

Com o placard a assinalar 6-0 ao intervalo, o triunfo e a subida pareciam mais do que encaminhados. Desta forma, foi com naturalidade que o FC Vizela abrandou significativamente o ritmo no segundo tempo.

O União da Madeira aproveitou o momento para fazer o seu golo de honra, aos 51’, na sua única aproximação perigosa à baliza de Simão. Afonso Soares trabalhou bem o esférico na área dos vizelenses e atirou a contar.

O tento unionista não estragou aquela que já todos reconheciam como uma tarde de festa e o jogo prosseguiu com o FC Vizela a voltar à carga, procurando aumentar a vantagem.

Em virtude dessa intenção, aos 65’, Vasco Gonçalves lançou no jogo mais um avançado, o ainda juvenil Amaro, e, nem dez minutos depois, o jovem teve oportunidade de lhe agradecer a confiança ao marcar um golo recheado de oportunismo.

As contas fecharam com o 7-1 de Amaro, mas os festejos não. O apito final desencadeou uma ovação dos presentes aos atletas, em reconhecimento de uma época memorável.

No quadro geral da Zona Norte da Fase de Promoção do Campeonato Nacional de Juniores (2.ª Divisão), a equipa de Vasco Gonçalves acabou por agarrar a 3.ª posição, que era a última vaga de acesso à principal categoria e que permite ao FC Vizela regressar à elite três anos depois.

O Famalicão, que venceu a Zona Norte e vai disputar o título com o Amora, da Zona Sul, e o Nacional da Madeira acompanham os vizelenses na subida de divisão.

 

FICHA DE JOGO

FC Vizela 7-1 União da Madeira

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: João Carvalho (AF Porto)

Assistentes: Sérgio Ribeiro e Luís Meira

FC Vizela: Simão; Pedro Mendes, David, Kiko e Dani; Harruna (Correia, 65’), Miguel (C) e Pedras; Luís Filipe (Amaro, 65’), Malik e Henrique (Zé Pedro, 58’).

Suplentes não utilizados: Fábio Pereira, Zé Luís, Diogo Ribeiro e João Machado.

Treinador: Vasco Gonçalves

Golos: Miguel (4’), Luís Filipe (9’), Henrique (12’ e 32’), Pedras (31’ e 39’) e Amaro (73’).

 

RESULTADOS (10.ª Jornada)

Nacional da Madeira 5-2 Nogueirense

UD Oliveirense 0-2 Famalicão

FC Vizela 7-1 União da Madeira

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL

1º Famalicão (18 pontos)

2º Nacional da Madeira (18 pontos)

3º FC Vizela (17 pontos)

4º UD Oliveirense (17 pontos)

5º Nogueirense (13 pontos)

6º União da Madeira (0 pontos)