Vizelenses mais fortes no clássico de Fafe

É, por tradição, um dos jogos mais aguardados de toda uma temporada. FC Vizela e AD Fafe, em conjunto com as suas calorosas massas associativas, protagonizaram um grande espetáculo de futebol e o ambiente foi típico de jogos de Liga.

A nossa equipa somou mais três pontos na longa maratona do Campeonato de Portugal, fruto de mais uma prestação bem conseguida e muito competente nos vários momentos do encontro.

O conjunto de Álvaro Pacheco entrou muito bem no desafio. Ainda não estava cumprido o primeiro minuto de jogo e já Kiko Bondoso ameaçava as redes contrárias, após assistência de Mendes.

Logo a seguir, a AD Fafe beneficiou de um livre sobre o vértice direito da área e Paulo Monteiro, de cabeça, atirou ao lado da baliza de Rafa.

Os vizelenses voltaram a criar perigo ao minuto 13. Kiko Bondoso surgiu rápido pelo lado esquerdo e fez o cruzamento para Mendes, mas James Arthur evitou o remate.

A formação da casa sentiu algumas dificuldades em chegar à baliza de Rafa, mérito de um FC Vizela sempre muito operário no papel defensivo.

Até ao intervalo, apenas Malik, protagonista de um remate cruzado aos 34’, criou perigo. Do lado vizelense, o golo poderia ter surgido praticamente sobre o apito para o descanso.

No primeiro lance, André Soares desmarcou Diogo Ribeiro, este contornou Fred Fangueiro, porém o remate saiu ao lado. No segundo, Kiko Bondoso cruzou tenso, mas Carlos Freitas evitou que a bola pudesse chegar ao oportuno Mendes.

Com um nulo ao intervalo, no segundo tempo, seria de esperar uma maior busca pelo golo por parte das duas equipas. E essa indicação foi dada nos instantes iniciais do recomeço.

Logo a abrir, uma grande situação para cada lado. Aos 47’, Koffi progrediu pelo seu corredor e entregou o esférico a Mendes. Este rodopiou sobre um fafense e atirou ao lado.

Aos 51’, o mesmo Mendes esteve em destaque, desta vez, em missão defensiva. Que grande recuperação do extremo a evitar que Ferrinho pudesse alvejar as redes azuis.

Entretanto, a AD Fafe parecia dar sinais de algum desgaste. Álvaro Pacheco refrescou o ataque e lançou Cann, extremo ganês que viria a contribuir decisivamente para a conquista do triunfo.

Apenas dez minutos depois de saltar do banco, Cann concluiu uma excelente combinação entre Kiko Bondoso e Kaká pelo lado esquerdo. Festa rija no sector destinado aos nossos adeptos, que também embalaram a equipa para a vitória.

Dois minutos após o golo, Cann ficou perto de bisar na partida. Diogo Ribeiro lançou muito bem o ganês que, em plena área, atirou em arco com a bola sair pertíssimo do poste.

O maior ascendente do FC Vizela nesta fase do encontro teve expressão no resultado. O ataque azul voltou a gizar mais uma grande jogada. João Faria solicitou a desmarcação de Kiko Bondoso e o virtuoso extremo fez o resto, sentenciando de vez com o jogo, aos 85’.

A AD Fafe ainda tentou reduzir por intermédio de Malik, autor de um cabeceamento perigoso, mas foi a nossa equipa quem mais perto esteve do terceiro. Foi na sequência de nova boa combinação, desta vez entre Kiko Bondoso e Landinho, em que Fall ficou a centímetros de marcar.

O resultado não mais se alterou, ficando o registo de uma grande vitória do FC Vizela, num estádio sempre difícil, o que permite à turma de Álvaro Pacheco continuar a liderar a Série A.

Agora com 12 pontos somados, a nossa equipa projeta já a receção ao recém-promovido Berço, um jogo agendado para as 17:45 horas do próximo domingo, dia 22 de Setembro, que terá honras de transmissão televisiva pelo Canal 11.

 

Ficha Técnica

Resultado: AD Fafe 0-2 FC Vizela

Local: Estádio Municipal de Fafe

Árbitro: Rui Silva (AF Vila Real)

Assistentes: Nuno Fraguito e Bruno Pereira

AD Fafe: Fred Fangueiro; Carlos Freitas, Paulo Monteiro, Zé Oliveira e Tiago Nogueira; James Arthur, Cláudio Ribeiro (Bertinho, 75’), Rúben Marques e Ferrinho (C) (João Victor, 65’); Nei (Helinho, 83’) e Malik.

Suplentes não utilizados: Pedro Freitas, André Alves, Chico e Ofori.

Treinador: Ricardo Silva

FC Vizela: Rafa; Koffi, Matheus, João Faria (C) e Kaká; Ericson, Zag e André Soares (Landinho, 63’); Mendes (Cann, 57’), Diogo Ribeiro (Fall, 81’) e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Cajó, Okoli, Aidara e João Pedro.

Treinador: Álvaro Pacheco

Golos: Cann (66’) e Kiko Bondoso (85’).

Cartões Amarelos: Paulo Monteiro (5’), Tiago Nogueira (5’), João Faria (33’), Ericson (55’), Ferrinho (58’) e James Arthur (81’).

Cartão Vermelho: Luís Carlos, treinador-adjunto da AD Fafe (5’).