Triunfo escapou no derradeiro instante

No passado sábado, dia 14 de Setembro, a nossa equipa de Sub-19 empatou a uma bola com o Rio Ave, num jogo em que esteve a vencer desde o primeiro até ao último minuto.

Com isto quer-se dizer, obviamente, que a partida começou bem para os comandados de Vasco Gonçalves. Felipe Guzmán, que já havia marcado frente o Sporting de Braga, colocou os vizelenses na frente, depois de recuperar a bola a um defesa e fazer um bonito chapéu a Didi.

Em seguida, os forasteiros procuraram a resposta, começaram a assumir mais a posse de bola e a acercarem-se com maior frequência junto à área vizelense.

Contudo, encontraram do outro lado uma estrutura bem organizada e competente o suficiente para segurar a vantagem sem sobressaltos até ao intervalo e, mais ainda, ameaçar o segundo golo.

Por intermédio de Braima, aos 36’, respondendo a um cruzamento de Luís Filipe, o FC Vizela esteve a centímetros de voltar a festejar. Foram felizes os vila-condenses ao verem a bola ressaltar para fora depois de embater no poste.

Na segunda parte, voltaram a entrar melhor os da casa, conseguindo chegar em várias ocasiões perto da baliza adversária. Numa delas, aos 48’, Florentino quase fez um golo de bandeira, depois de uma jogada individual em que atravessou todo o meio-campo ofensivo.

Com o decorrer do tempo, os vizelenses foram perdendo fulgor e algum discernimento nas saídas para o ataque e o Rio Ave beneficiou disso mesmo.

O extremo André Ramalho, aos 71’, foi o primeiro a ameaçar a baliza à guarda de Rodrigo Soares, mas o seu disparo de fora da área foi sustido pelo guarda-redes.

Mas foi só perto do final e, mais concretamente, nos muito contestados oito minutos de compensação, dados pelo árbitro da partida, que o Rio Ave criou as suas melhores chances.

Primeiro, através de Tomás Martins, que obrigou Rodrigo Soares a uma grande intervenção com um remate à “queima-roupa”, depois, no canto subsequente, em cima do derradeiro apito, António Aguiar desviou ao primeiro poste para o golo do empate.

Autêntico balde de água fria para o FC Vizela que, com este empate, somou o quarto ponto na Zona Norte do Campeonato Nacional de Juniores (1.ª Divisão).

No próximo sábado, dia 21, às 15:00 horas, a nossa equipa prossegue a competição com um duelo entre vizinhos, desta feita, no terreno do Desportivo das Aves.

 

Ficha Técnica

Resultado: FC Vizela 1-1 Rio Ave

Local: Campo de Treinos do Estádio do FC Vizela (Vizela)

Árbitro: Daniel Cardoso (AF Aveiro)

Assistentes: Marco Machado e Miguel Martins

FC Vizela: Rodrigo Soares; Pedro Mendes, André Alves, Castro e Dani; Diogo Barros, Florentino e João Ricardo (C) (Nuno Almeida, 77’); Luís Filipe (Rodrigo Silva, 63’), Felipe Guzmán (Zé Luís, 89’) e Braima.

Suplentes não utilizados: Simão, Renato e Diogo Silva.

Treinador: Vasco Gonçalves

Rio Ave: Didi (C); Tomás Pimenta (Rui Morgado, 75’), David Branco, Tomás Martins e André Moreira; Luís Sousa, Rodrigo Guedes (Guilherme Aguiar, 63’) e Miguel Santos (Diogo Almeida, 75’); André Novais (André Ramalho, 46’), Luís Pinto (António Aguiar, 75’) e Fábio Conceição.

Suplentes não utilizados: Veríssimo Silva e Jorge Rodrigues.

Treinador: Luís Silva

Golos: Felipe Guzmán (1’) e António Aguiar (90’+8’).

Cartões Amarelos: Miguel Santos (18’), Pedro Mendes (25’), André Ramalho (47’), André Alves (61’), Diogo Almeida (90’+2’) e António Aguiar (90’+8’).

 

Resultados (5.ª Jornada)

Nacional da Madeira 1-2 Desportivo das Aves

Sporting de Braga 4-1 Famalicão

Gil Vicente 1-0 Vitória de Guimarães

Leixões 1-1 Paços de Ferreira

FC Vizela 1-1 Rio Ave

Feirense 1-1 FC Porto

 

Quadro de Jogos (6.ª Jornada)

Vitória de Guimarães x Leixões

Famalicão x Gil Vicente

Paços de Ferreira x Feirense

Desportivo das Aves x FC Vizela

Rio Ave x Sporting de Braga

FC Porto x Nacional da Madeira

 

Classificação

1º Sporting de Braga (11 pontos)

2º Desportivo das Aves (10 pontos)

3º Rio Ave (10 pontos)

4º FC Porto (9 pontos)

5º Famalicão (8 pontos)

6º Paços de Ferreira (5 pontos)

7º Leixões (5 pontos)

8º Feirense (5 pontos) *

9º FC Vizela (4 pontos) *

10º Gil Vicente (4 pontos)

11º Vitória de Guimarães (2 pontos)

12º Nacional da Madeira (0 pontos) **

* Menos um jogo.

** Menos dois jogos.