FC Vizela vence Fontinhas e prossegue na prova rainha

Foi uma tarde relativamente tranquila para a nossa equipa, que assegurou o apuramento para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, após vencer o Fontinhas por 6-1.

A equipa açoriana, estreante no Campeonato de Portugal (milita na Série C) e uma das repescadas da eliminatória anterior, bem tentou discutir o jogo em Vizela, mas a maior valia individual e coletiva dos pupilos de Álvaro Pacheco acabou por fazer a diferença.

Com várias mudanças no xadrez inicial, o jovem Castro, defesa-central colombiano, que integra os Sub-19, foi titular numa estreia brindada com um dos sete golos do encontro.

André Soares deu o primeiro aviso com um remate à entrada da área (7’), seguindo-se uma clara situação de golo proporcionada por Kiko Bondoso (18’). Délcio Azevedo fez a “mancha” e evitou os primeiros festejos dos vizelenses.

O golo chegaria à passagem do minuto 24. Destaque para a aceleração de Cann sobre o corredor esquerdo, ele que assistiu Fall na perfeição e o senegalês, à ponta-de-lança, abriu o ativo.

O Fontinhas nunca se escondeu do jogo e também espreitou a sua oportunidade para criar algum perigo na área contrária. Foi o que aconteceu aos 32’, numa jogada bem trabalhada de Vasco Goulart, que encontrou espaço para o remate, valendo a boa intervenção de Cajó.

Pouco depois, aos 36’, Dário Simão procurou imitar o colega, mas o remate saiu ligeiramente ao lado da baliza vizelense.

Os azuis da cidade termal poderiam, de resto, ter feito mais golos no primeiro tempo. Kiko Bondoso fez a bola sair muito perto do poste, numa excelente combinação com Cann.

João Pedro também esteve perto de marcar, à semelhança do que fez em Pedras Rubras. Foi uma grande investida do capitão, que penetrou na área e chutou de pé esquerdo, com o esférico a sair outra vez muito perto da baliza, estavam cumpridos 43’.

O primeiro tempo fechou praticamente com nova situação do Fontinhas. Cajó segurou bem o remate de João Moutinho.

No segundo tempo, o FC Vizela apelou à sua alma caraterística para resolver a partida. Em escassos segundos, Cann ameaçou as redes açorianas, após passe de Fall.

Pouco depois, aos 50’, a bola beijou a barra, num lance em que as tentativas de Cann, Kiko Bondoso e Fall encontraram a oposição da defensiva forasteira.

Esta entrada forte do FC Vizela teve expressão em matéria de golos. Aos 52’, na sequência de um canto, Aidara endossou a bola para o remate imparável de Castro, jovem colombiano dos Sub-19 que teve, assim, uma estreia de sonho.

Dois minutos volvidos, Kiko Bondoso, que já tinha colocado os reflexos de Délcio Azevedo à prova na jogada anterior, assinou o 3-0, com destaque para a grande assistência de André Soares.

Este golo simplificou o desafio, na medida em que o Fontinhas também começou a perder forças anímicas para poder continuar a dar a melhor réplica possível.

Foi, portanto, com alguma naturalidade que Cann disparou do meio da rua para o quarto golo, ele que esteve perto de bisar no encontro aos 71’. Mais uma vez, Délcio Azevedo impediu tal.

No minuto seguinte, foi momento de aplaudir Kuku, jogador nigeriano que regressou este domingo aos relvados depois de ultrapassar uma lesão grave contraída em Janeiro.

À entrada para o derradeiro quarto de hora, quem bisou na partida foi Fall, depois de bom trabalho de Diogo Ribeiro, atacante lançado no decorrer do segundo tempo, que também “picou o ponto”, de cabeça, a cruzamento de Kiki, à passagem do minuto 82.

O Fontinhas ainda assinou o tento de honra, por Jordanes Medeiros, na transformação de grande penalidade, um golo desportivamente festejado pelos nossos adeptos.

De resto, os espectadores presentes no nosso estádio saudaram a equipa açoriana no final do encontro, demonstrando grande sentido de desportivismo.

Missão cumprida na prova rainha, campeonato de regresso. No próximo domingo, 06 de Outubro, às 15:00 horas, a nossa equipa medirá forças com o Vitória SC ‘B’, no Campo Gémeos Castro.

 

Ficha Técnica

Resultado: FC Vizela 6-1 Fontinhas

Local: Estádio do FC Vizela

Árbitro: João Carvalho (AF Porto)

Assistentes: Sérgio Ribeiro e Luís Meira

FC Vizela: Cajó; João Pedro (C), Castro (Okoli, 77’), Aidara e Kiki; Kiko, Landinho e André Soares (Diogo Ribeiro, 66’); Cann (Kuku, 71’), Fall e Kiko Bondoso.

Suplentes não utilizados: Rafa, Matheus, Kaká e Mendes.

Treinador: Álvaro Pacheco

Fontinhas: Délcio Azevedo; Vítor Miranda; Gilberto Meneses, Mauro Reis e João Moutinho; Miguel Oliveira, Jordanes Medeiros, João Borges (André Silva, 69’) e João Dias (C) (Gustavo Martins, 65’); Vasco Goulart (Hugo Bogas, 53’) e Dário Simão.

Suplentes não utilizados: Pedro Sousa e Mílton Rebelo.

Treinador: Francisco Faria

Golos: Fall (24’ e 76’), Castro (52’), Kiko Bondoso (54’), Cann (65’), Diogo Ribeiro (82’) e Jordanes Medeiros (84’, g. p.).

Cartões Amarelos: Kiki (47’) e Jordanes Medeiros (64’).

 

Resultados (2.ª Eliminatória)

Rabo de Peixe 0-1 Académico de Viseu

Berço SC 1-3 Feirense

União da Madeira 1-1 Fafe (1-2, a. p.)

Carção 0-2 Vilafranquense

Condeixa 0-0 Lusitânia dos Açores (5-4, g. p.)

União de Santarém 1-2 Farense

Pêro Pinheiro 0-0 Vitória de Sernache (3-4, g. p.)

Coruchense 0-4 Olímpico do Montijo

Amora 2-1 São João de Ver

Atlético dos Arcos 0-2 Praiense

Mineiro Aljustrelense 0-2 Casa Pia

Mortágua 1-1 Penafiel (2-3, a. p.)

Loures 2-2 Lusitano de Évora (4-2, g. p.)

Benfica de Castelo Branco 3-2 Olhanense

Louletano 1-1 Ginásio Figueirense (4-2, g. p.)

Gondomar 0-1 Valadares Gaia

Coimbrões 3-1 Prado

Fátima 4-0 Coutada

Mirandela 1-2 Desportivo de Chaves

Lusitano Moncarapachense 0-0 Sertanense (0-1, a. p.)

AD Oliveirense 1-1 Felgueiras (2-1, a. p.)

União de Leiria 0-1 Real SC

FC Vizela 6-1 Fontinhas

São Martinho 0-0 Merelinense (2-4, g. p.)

Vila Pouca de Aguiar 0-4 Mafra

Canelas Gaia 4-0 Ançã

Sanjoanense 1-0 Sporting Ideal

Elétrico 1-6 Arouca

Sintrense 1-1 Anadia (1-2, a. p.)

Pinhalnovense 1-2 Estoril-Praia

Leça 0-0 UD Oliveirense (4-3, g. p.)

Maria da Fonte 1-5 Pedras Salgadas

Sintra Football 2-0 Amarante

Portomosense 0-3 Alverca

Alcochetense 0-4 Leixões

Lusitano de Vildemoinhos 0-1 Académica

Sporting de Espinho 2-0 Nacional da Madeira

Montalegre 0-1 Marinhense

Lusitânia de Lourosa 1-1 Sporting da Covilhã (4-2, a. p.)

Penedo Gordo 0-1 Fabril do Barreiro

Esperança de Lagos 1-3 Pevidém

Caldas 0-1 Varzim

Beira-Mar 2-0 Bustelo

Águias de Moradal 1-0 Torreense

Vasco da Gama 0-4 Cova da Piedade

Recreio de Águeda 4-1 Oriental de Lisboa