Vizelenses recebem Académica no regresso a casa

Eis o regresso tão ansiado a casa. Depois de três jogos no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, casa emprestada neste início de temporada, o FC Vizela prepara-se para estrear as excelentes condições criadas ao longo dos últimos meses, fruto de uma profunda requalificação que visou balneários, estruturas de apoio, bancadas e até mesmo o relvado.

Quis o destino que o adversário fosse a Académica, um emblema recheado de história e com 64 presenças na divisão maior do futebol português.

Esta será a quinta ocasião em que os vizelenses recebem os estudantes na sua história. A primeira vez aconteceu no final da época 1982/83, na antiga liguilha de acesso à 1.ª Divisão. Uma vitória por 3-1 para os azuis foi o resultado.

Nas duas épocas seguintes, a Briosa voltou a surgir no percurso do FC Vizela. Novo triunfo dos vizelenses aconteceu em 1983/84, durante a Fase Final de apuramento de campeão entre as três equipas promovidas ao patamar máximo (a outra foi o Belenenses), desta feita por 4-1.

Na sua inédita presença na 1.ª Divisão Nacional, o emblema da Rainha, que teve de receber a Académica em Guimarães, acabaria por sair derrotado pela margem mínima, embora tenha estado em vantagem com um golo de Faria.

Mais de três décadas depois, em 2017, FC Vizela e Académica voltaram a medir forças, agora na cidade termal, porém, um golo de Traquina, que ainda permanece em Coimbra, ditou o desfecho dessa partida para os estudantes, igualando um registo estatístico que coloca duas vitórias para cada lado até ao momento.

Este sábado, a partir das 11:00 horas, o espetáculo promete. Três pontos apenas separam ambos na tabela classificativa. O desafio da 7.ª jornada da Liga Portugal 2, neste regresso do FC Vizela a casa, será transmitido em direto pela Sport TV 3.