Vizelenses discutem apuramento com Boavista este domingo

Quis o destino que a Taça de Portugal colocasse novamente no caminho do FC Vizela um histórico do futebol português pelo segundo ano consecutivo, o Boavista, detentor de 5 troféus na prova.

Depois de, em 2019, o Benfica ter visitado a cidade termal, naquela que foi uma grande noite de futebol no nosso estádio, o FC Vizela vai medir forças com o atual 15.º classificado da 1.ª Liga.

A última vez que o conjunto axadrezado jogou em Vizela foi em 2014, numa fase de promoção do antigo Campeonato Nacional de Seniores.

Nessa temporada, a vitória sorriu aos vizelenses nas duas partidas, sendo que, no nosso estádio, a vitória por duas bolas a zero chegou dos pés de Tiago Ronaldo e Luís Ferraz.

Antes disso, o Boavista foi adversário do FC Vizela em várias ocasiões distintas e está associado à primeira conquista de um título nacional por parte dos azuis.

Aconteceu na já longínqua época 1966/67, na qual o emblema da Rainha se sagrou Campeão Nacional da 3.ª Divisão. No antigo Campo Agostinho Lima, que “rebentava pelas costuras”, tal foi a afluência de público, os vizelenses triunfaram por três bolas a uma.

O reencontro entre estas duas equipas veio a acontecer somente em 1984/85, em jogo a contar para a 1.ª Divisão Nacional. Impedido de jogar na sua casa, foi em Guimarães que o FC Vizela recebeu a formação axadrezada, tendo saído derrotado por 2-0.

Uns anos mais tarde, ainda que de caráter não-oficial, o Boavista voltaria a ficar associado a mais um marco na história do FC Vizela, tendo sido convidado de honra na inauguração do nosso estádio, a 12 de Novembro de 1989, na presença do antigo ministro Valente de Oliveira.

No novo milénio, os vizelenses receberam por quatro vezes os boavisteiros, a primeira delas para a 2.ª Liga. Até à vitória de 2014, referida acima, estes encontros tiveram o signo do empate (0-0 em 2008/09, 1-1 em 2009/10 e em 2012/13).

Na Taça de Portugal, já se sabe, traz um elã diferente às equipas e esta eliminatória não será exceção, ficando apenas a amarga sensação de não poder ter adeptos nas bancadas como certamente este grande jogo mereceria.

A partida entre FC Vizela e Boavista está agendada para as 20:00 horas de domingo, dia 22 de Novembro, e terá transmissão televisiva por parte do Canal 11 da FPF.